1) O grande gol a ser marcado contra Big John não é mostrar que ele não tem preparo algum, pois ele faz isso sozinho. O gol aqui é obrigá-lo a apagar o seu perfil e todas as suas postagens, o que já aconteceu 5 vezes.
2) Para tanto, você tem que fazer Big John ficar com vergonha de si mesmo. Só que Big John é um homem ignorante quanto a extensão da própria ignorância o que dificulta um pouco as coisas.
3) Além disso, Big John tem tempo de sobra. Portanto não adianta entrar numa infrutífera troca de ofensas com o sujeito: você diz uma e ele tem tempo para lançar-lhe três e ainda pavonear-se em seu estilo macarrônico.
4) Então o que você tem que fazer a princípio é impor uma postura sóbria à discussão. Deixe-o com suas fanfarronices em postagens quilométricas. Seja sucinto, breve, preciso: Ele disse uma besteira? Mostre a besteira e siga adiante. Simples.
5) Você terá muitas oportunidades para deixá-lo numa “saia justa”. Ele caiu em contradição? Escancare a contradição. Encoste-o contra a parede e então espere calmamente ele fugir. Quando ele mudar de assunto com um sorriso amarelo, cobre dele, desafie-o, pressione-o sem muita pirotecnia. (Quem tem que se exaltar é ele, não você.)
6) Depois de algumas postagens e algumas fugas risíveis, Big John perceberá que está dando vexame na frente de todos e já estará fulo da vida por não conseguir fazer você descer ao nível de troca-tapas, que é o ápice de habilidade argumentativa dele. A reação natural de Big John é abandonar a discussão e concentrar-se exclusivamente no ad hominem abusivo e na psicologia de boteco. Quando isso acontecer, terá chegado a hora de você assumir o comando da brincadeira.
7) Quando se exasperam, os homens da têmpera pusilânime de um Big John são extremamente manipuláveis. Se você for fã de ironia, descarregue-a sobre ele. Deixe-o esbravejar palavrões e grosseiras, que, aliás, são o que sua educação capenga pode produzir de melhor. Seja cortês enquanto o desmancha lentamente em ácido verbal. Se quiser vê-lo enlouquecer, mostre um pouco de condescendência. Se quiser vê-lo explodir, corrija alguns de seus inúmeros erros de português.
8) A esta altura, Big John não estará divertindo apenas você, mas também a qualquer um que ponha a vista no tópico. A humilhação estará tão flagrante que até ele será capaz de percebê-la. Então, com um misto de ódio, tristeza e vergonha, Big John, com seu raciocínio pueril, tentará passar pelo que não é e fará o impensável: criará um tópico apaziguador em que se apresentará como um novo Big John, educado, respeitador, mansinho como um cordeiro.
9) Agora é só questão de tempo. Você já fez o que tinha de fazer: quebrou o espírito aguerrido do solitário Big John, desbaratou sua fantasia virtual e imprimiu-lhe a vívida recordação de sua superioridade sobre ele (não é por outro motivo que ele vive a falar de mim). Ele ficará calado e apagará o perfil em questão de dias.
10) No final das contas, você terá se divertido à custa dele, mas (pelo menos no que se refere a mim) ficará com a impressão de que teria sido melhor usar seu tempo para ler um livro do que para trazer melancolia a um sujeito cuja vida se resume a criar um mundo de fantasias na internet para preencher seus dias solitários de desocupado nadando em tédio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário